SOBRE A TÉCNICA

SOBRE A TÉCNICA

Language / Язык: ENG RUS PT

    Uma técnica é um sistema ideal de movimentos de complexidade variável, que, respeitando as leis da economia e da racionalidade, faz com que o atleta concentre todas as suas qualidades físicas numa barra.

        Desenvolver a técnica de alto nível é uma tarefa consideravelmente difícil e complexa, pois depende em grande parte de numerosos fatores, tais como:

  • coordenação;
  • habilidades sensoriais;
  • mobilidade e flexibilidade articular;
  • proporção de alavancas ósseas;
  • desenvolvimento de força e velocidade.

    É possível desenvolver uma técnica racional, proporcional à nossa capacidade de aplicar maior força e velocidade ao realizar o movimento.

    Ao analisar e tentar compreender uma técnica, é preciso levar em consideração os componentes cinemáticos como velocidade, tempo, aceleração, ângulos de articulação e, por outro lado, componentes dinâmicos como flexibilidade de força e da barra. Portanto, é possível concluir que uma técnica esportiva só pode ser definida como tal, se todas as qualidades físicas acima forem desenvolvidas de maneira harmoniosa e subjetiva, especialmente se esta técnica estiver associada ao levantamento de cargas pesadas.

    Os requisitos básicos que caracterizam a eficácia de uma técnica podem ser resumidos da seguinte maneira:

  • habilidades de equilíbrio: estática e dinâmica;
  • habilidades de diferenciação: a diferenciação de impulsos de força de intensidade adequada desenvolvidos ao longo do tempo. Isso determina a estrutura do movimento atlético, conferindo uma sequência de movimento efetivo e econômico;
  • fluidez de movimento: a coordenação perfeita das fases distintas que o movimento incorpora, otimizando a mecânica do desenvolvimento. Trajetória correta: desempenho do movimento da forma mais racional possível.

    A técnica ideal não está sujeita à evolução de um esporte, embora permaneça dependente das aplicações combinadas com as características subjetivas ditadas pelas características variáveis dos atletas individuais e, não menos importante, do gênero.

    No levantamento de peso, a técnica da performance está aparentemente bastante consolidada e não parece ter sofrido alterações substanciais nos últimos anos. Uma técnica individual, que é geralmente limitada por uma série das razões anatômicas, requer a combinação de tantos elementos possíveis do modelo teórico que possam criar o movimento mais racional possível para as características do tema em questão.

Do livro “Halterofilismo. O esporte para todos os esportes”, Antonio Urso


Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned