QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA PEGADA GANCHO E UMA PEGADA COMUM?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA PEGADA GANCHO E UMA PEGADA COMUM?

Language / Язык: ENG PT ES

    Vamos tentar responder a essa pergunta.

    Existem inúmeras razões pelas quais a necessidade de segurar a barra com uma pegada gancho é óbvia. Quase todos os atletas que tentaram pegar uma barra de mais de 100 kg (pegada larga) enfrentaram o problema de segurá-la com firmeza, especialmente no momento da posição de power position quando você dá a aceleração máxima à barra. É difícil segurá-la e, muitas vezes, chega a ser impossível - ela sai do seu controle. Mesmo que você tenha sido abençoado com as mãos grandes e os dedos longos, você ainda não poderá realizar um movimento claro e de alta qualidade. O motivo é uma "tensão" temporária das palmas das mãos e de todos os músculos dos membros superiores. Isso tem várias consequências. Em primeiro lugar, prejudica a coordenação intramuscular dos membros superiores e do corpo inteiro. Em segundo lugar, reduz a transmissão de energia das suas pernas para a barra, uma parte da qual é extinta em mãos "cerradas". Em terceiro lugar, você estará sempre se concentrando em manter a barra em suas mãos cada vez mais com cada repetição, devido à fadiga dos músculos da mão, em vez de um esforço conjunto dos músculos das pernas e das costas. Como resultado das razões mencionadas acima, o movimento pode se tornar impossível.

    Resumidamente vamos listar as vantagens e as desvantagens de uma pegada gancho:

    Vantagens:

  1. Não há fadiga rápida, especialmente em termos dos músculos do antebraço que muitas vezes pode ser visto na técnica de crossfitters.
  2. Elimina a "rigidez" do movimento, especialmente em SNATCH, causada por "entupimento" devido à fadiga ou fraqueza dos braços, que por sua vez:

→agravaria a coordenação intra-muscular dos membros superiores e de todo o corpo;

→reduziria a transferência de energia de suas pernas e de volta para a barra, parte da qual se extingue em braços "cerrados";

→tiraria o foco de um esforço conjunto dos músculos das pernas e das costas enquanto você se concentra em manter o controle sobre a barra.

  1. A capacidade de levantar qualquer peso nesse tipo de pegada, o que é impossível em outras técnicas.

    Desvantagens:

  1. Não é fácil de usar inicialmente;
  2. Pode ser doloroso quando você está aprendendo.

Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned