
POR QUE O TRAINING CAMP?
Nos dias que eu comecei a treinar na minha pequena e amada academia em Zugres, eu gostava de ver as imagens dos grandes campeões que estavam penduradas nas paredes. O treinador sempre contava histórias interessantes sobre a equipe da seleção do nosso país e aquilo parecia um conto de fadas para mim. Foi por isso que entrar nos treinos da equipe nacional era um sonho importante e mágico para mim apesar de ser intermediária. Desde a infância eu tive o entendimento de que o caminho até o pódio passava pelo training camp da equipe nacional.
Foi por aí mesmo: todas as crianças fortes e promissoras das competições de jovens foram atraídos para um processo tão centralizado, onde os treinadores altamente qualificados faziam as observações e selecionaram os mais promissores para formar a equipe nacional.
Por que, então, todos no nosso país sonham em entrar num training camp? Há uma série de razões importantes que às vezes aumentam a eficácia do treinamento. Vamos conferir:
- Capacidade de trabalhar com uma carga maior. Dois ou até três treinamentos substituem um treinamento comum, o que significativamente aumenta o volume de treinos diário. Isso torna possível aproveitar o aumento da intensidade, já que o corpo recebe a carga diária total não em duas horas de uma sessão, mas em partes.
- O regime é a palavra-chave! Um regime de treinamento bem planejado, nutrição otimizada e equilibrada, sono, massagens, alongamentos e procedimentos restauradores são essenciais. Às vezes não temos tempo suficiente na vida cotidiana, quando precisamos correr depois do treino para o trabalho ou do trabalho para o treino e ir para casa rapidamente ou simplesmente não conseguimos planejar o dia e tudo já está bem mais ou menos.
- Rotina. Quando se está no training camp, não há necessidade em se preocupar com o que e onde comer, como cozinhar, de não se atrasar para o treinamento por causa do trânsito. Todas essas questões já foram pensadas por você fazendo com que você consiga focar exclusivamente nos seus resultados.
- Festas? Nem pensar! Meus amigos, vocês simplesmente não terão forças para a vida noturna depois de passar uma semana inteira trabalhando duro. Vocês só conseguirão pensar em descanso e recuperação para o início da próxima semana para poder continuar o programa planejado pela comissão técnica. Claro que vocês podem optar em passar o fim de semana mais ativamente, mas é preciso lembrar sempre que a fila para entrar para a equipa nacional é grande, e se você não seguir o plano, amanhã você irá de volta para casa e o seu lugar será tomado por alguém disposto a abrir a mão da badalação em prol de uma medalha.
- Ambiente. Estou falando de ambiente onde os melhores atletas do país estão no mesmo lugar com um único objetivo - serem melhores do mundo !!! É assim que, querendo ou não, um é levado pelo outro ao patamar considerado impossível anteriormente. É assim que o training camp ajuda a desconectar-se do mundo moderno e a concentrar-se no resultado e no treinamento de seu corpo e espírito. Ele ajuda a descobrir suas próprias peculiaridades e desenvolver a sua personalidade com um objetivo só ... TORNAR-SE MELHOR.
A idade média dos atletas que eu encontro nas minhas palestras e que vêm para a sede olímpica na Ucrânia é de 25 a 34 anos (é claro que já vi os meninos de 18 e os caras sérios de quase 60 anos).Esses atletas costumam ter um emprego, uma família e podem até querer se tornar atletas profissionais e respirar o ar desse esporte, mas a realidade não condiz com esse desejo e isso é totalmente normal.
Vamos ser francos e honestos, duas semanas do training camp não lhe tornarão um atleta profissional em tão pouco tempo. Mas,por outro lado, essa experiência vai lhe dar a oportunidade de sentir o processo, mergulhando no epicentro da vida de um atleta, vendo ao vivo todas as peças técnicas e segredos para dedicar tempo a seus sentidos, entendendo a técnica de exercício com o humor dos campeões mode on!
Meu conselho é o seguinte: estabeleça metas e lute para alcançá-las, pois os pensamentos se materializam!