PERIODIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO NO LEVANTAMENTO DE PESO Parte 2

PERIODIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO NO LEVANTAMENTO DE PESO Parte 2

Language / Язык: ENG RUS PT ES

    Período preparatório - fase preparatória especial.

    A periodização da preparação é um processo criativo que permite controlar o momento quando o atleta alcança o pico da sua forma física, levando em conta o calendário das competições.

    No levantamento de peso, o período preparatório dura de 6 a 8 e, às vezes, até 10 semanas. Neste período uma base funcional, necessária para o desempenho de grandes cargas, é criada, habilidades motoras aprimoradas, qualidades físicas desenvolvidas, treinamento tático e psicológico realizado.

     O período preparatório é dividido em duas etapas: preparatório geral e preparatório especial. Relação entre a duração dos estágios depende do nível do atleta. Ao preparar atletas de alta qualificação, uma fase preparatória geral relativamente curta (2-3 semanas) e uma preparação especial longa (4-6 semanas) estão planejadas; atletas com pouca experiência em treinamento (até 3 anos) têm a relação contrária.

        Na parte anterior, falamos das características de elaboração das cargas na fase preparatória geral do período preparatório.

Esta parte é dedicada ao período preparatório especial. Nesta fase, o treinamento tem como o foco especial o desenvolvimento dos exercícios competitivos. Isto é conseguido aumentando a proporção de exercícios preparatórios especiais (SNATCH in straps, CLEAN, JERK from rack), bem como os exercícios competitivos (SNATCH, C & J).

    Os treinamentos são focados no desenvolvimento das qualidades de velocidade, força e coordenação e resistência especial com base estabelecida na primeira fase do período preparatório. A intensidade no caso desses exercícios chega a ser de 80-85% ou até mesmo 90-92% de vez em quando. Além disso, os exercícios especializados exigem atenção especial também (JERK SUPPORT, BENCH SQUAT, Heavy BLOCK PULLS, por exemplo), contribuindo para maiores oportunidades de desempenho especial. O aprimoramento da técnica competitiva é muito importante também. Este período serve para estabilizar a técnica dos exercícios competitivos em 2-3 repetições com a intensidade de 80-85%. Esta tarefa é normalmente realizada com o desenvolvimento de qualidades físicas, especialmente forças explosiva e máxima.

    Exercícios competitivos são distribuídos de forma desigual durante a segunda fase do período preparatório: seu número aumenta gradualmente no final dele. O mesmo se aplica ao uso de vários exercícios preparatórios específicos de potência. SNATCH e CLEAN PULLS são realizados com um peso de 90-105% e, às vezes, 110% para 2-4 repetições. Nesta fase de preparação, essa intensidade já deve estar totalmente operacional. Atletas que apresentam o atraso nos resultados de Squats, Pulls e Presses até o final deste período devem fortalecê-los e equilibrá-los.

    Nesta fase, as semanas de treinamentos geralmente são bem intensas. Semanas com carga pesada nos agachamentos alternam-se, e às vezes combinam-se com exercícios competitivos de alta intensidade de até 90-92%.

    Muitas vezes, o período preparatório termina com uma competição de controle para que o atleta, digamos, "sinta" a plataforma e aprimore bem 5-6 séries, mostrando um bom nível de energia e habilidade técnica. Tapering para esse tipo de competição geralmente está ausente. Os atletas planejam uma semana de recuperação e se apresentam no final dela. Os atletas não competem em sua melhor forma, eles estão, muitas vezes, com fadiga, portanto, forçá-los e esperar o melhor deles não é razoável e pode ser até um pouco perigoso. Sendo assim, os treinadores geralmente usam duas estratégias: ou os atletas aumentam os resultados em Arranco e C & J na faixa de 92-95%, ou em um dos exercícios fazem sessão PR completa para conseguir o novo resultado e, no segundo exercício, levantam 85-87 %. É importante planejar as abordagens competitivas taticamente nesse período e se concentrar na preparação geral e estado psicológico do atleta pelo fato do próximo período de treinamento (competitivo) ser o mais importante antes da competição principal, portanto não se arrisque nem aventure para não acabar com todo o trabalho anterior.

    A próxima parte deste artigo será dedicada ao período competitivo, onde falaremos dos detalhes importantes de como alcançar sua melhor forma e se preparar para a performance.

TREINE JUNTO – TREINE CERTO!

1. PERIODIZATION, PART 1

2. HOW TO COMPETE: SMALL TIPS

3. "OLYMPIC WEIGHTLIFTING IN THE HUMAN WORLD" OR, WHAT CAMP OPENED UP FOR ME


Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned