O HALTEROFILISMO E A IDADE

O HALTEROFILISMO E A IDADE

Language / Язык: ENG RUS PT

    Eu respondo às perguntas sobre a idade e o halterofilismo com muita frequência: quando começar a treinar; qual é a idade para o atleta mostrar o seu melhor resultado; quanto tempo leva para alcançar um nível de habilidade profissional; até que idade é possível estar nesse esporte, etc. Essas perguntas são muito interessantes até para mim mesmo, então vamos dar uma olhada em todas elas.

    A experiência mostra que os halterofilistas podem alcançar resultados de classe mundial em qualquer idade entre 17 e 35 anos, porque tudo depende da idade que o atleta tinha quando começou a treinar, do talento dele, do tempo que ele está no esporte, da "escola" de treinamento, etc. Abaixo estão os limites de idade dos halterofilistas de nível mundial de diferentes sexos que foram vencedores dos últimos quatro Jogos Olímpicos (Figuras 1 e 2).

    Figura 1 - Limite de idade dos levantadores de peso do sexo masculino do nível mundial entre os vencedores de Jogos Olímpicos (2004, 2008, 2012, 2016).

    Além do mais, 66,5% de todos os vencedores do sexo masculino nos últimos quatro Jogos Olímpicos tinham uma idade média entre 24 e 27 anos, 22,0% -  entre 20 e 23 anos, 8,0% - entre 28 e 31 anos, somente 4,0% dos atletas - entre 32 e 39 anos e apenas 3,0% dos atletas tinham entre de 17 e 19 anos.
Então, os limites médios de idade do grupo dos vencedores de Jogos Olímpicos entre os halterofilistas variam de 23 até 28 anos - o fato que praticamente não mudou nos últimos 40 anos.

    As mulheres não entram nessa tendência, com elas as coisas são diferentes. A maioria das halterofilistas que competiram nos Jogos Olímpicos (53,0%) tornou-se ganhadora aos 20-23 anos, 26,0% - 24-27 anos, 11,0% - 28-31 anos, 8,0% -  17 - 19 anos e 2,0% - 32 - 39 anos.

 

    Figura 2 - Limites de idade das mulheres de halterofilismo do nível mundial entre vencedoras de Jogos Olímpicos (2004, 2008, 2012, 2016).

      A idade média do grupo dos campeões olímpicos entre os atletas de sexos diferentes está dentro dos números mencionados acima. No entanto, alguns halterofilistas famosos da atualidade ultrapassam os limites de idade estabelecidos, apresentando, ao mesmo tempo, as conquistas recordes. Desta forma, o levantador de peso olímpico chinês Lun Qingquan, por exemplo, tornou-se o campeão dos XXI Jogos Olímpicos aos 18 anos e a russa Zarema Kasaeva venceu os Jogos da XXVIII Olimpíada aos 17 anos. O halterofilista turco Halil Mutlu tornou-se o campeão dos Jogos da XVIII Olimpíada aos 31 anos e a vencedora dessas competições foi Mabel Mosquera da Colômbia aos 35 anos de idade. Nos Jogos da XXXI Olimpíada no Rio de Janeiro, o campeão olímpico na categoria de peso até 62 kg foi o atleta da Colômbia Óscar Figueroa com a idade de 33 anos, a vencedora da competição entre as mulheres na categoria de peso até 48 kg nessas competições foi a atleta do Japão Hiromi Miyake - aos 31 anos de idade, e na categoria de até 69 kg foi uma atleta do Egito que conquistou o mesmo sucesso.

    Esta tendência certamente nos diz que existem os limites de idade mais favoráveis para alcançarmos os melhores resultados olímpicos, mas exceções que vão muito além dessas características-padrão mais uma vez confirmam que o desejo e o sonho tornam qualquer coisa possível!

    Fonte:

    Dados do meu futuro livro.


Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned