DO CAMPEONATO MUNDIAL  2017 AS COMPETIÇÕES

DO CAMPEONATO MUNDIAL 2017 AS COMPETIÇÕES

Language / Язык: ENG PT

    Então o campeonato mundial de 2017 aconteceu. Para uns ele foi incrivelmente bem sucedido, enquanto os outros falharam. Muitos finalmente acreditaram em si, aprenderam a ganhar, estabeleceram um recorde pessoal, nacional ou mundial, conquistaram as medalhas, mas alguns tiveram decepções e traumas. São os dois lados da mesma moeda com os seguintes nomes: esportes, competições e levantamento de peso.

    Ser um halterofilista profissional significa treinar para competir e mostrar seus resultados na plataforma de competição. Nessa era digital, muitos atletas compartilham as conquistas de treinamento. E tudo bem quando todos nós podemos ver a técnica e os grandes pesos dos atletas de países e escolas diferentes. Mas, como meu treinador disse, "ninguém precisa de recordes de academias - apenas o resultado das competições que vale!"

    Ao observar os halterofilistas se apresentando em Anaheim, cheguei e lembrar das minhas derrotas e vitórias e aquele sentimento de luta competitiva com o gosto do sangue na boca.

    Levando em consideração o fato de que o halterofilismo está crescendo e muita gente está começando o seu caminho sonhando com grandes competições, gostaría de lembrar a todos alguns momentos que, na minha opinião, são importantes.

    Se você nunca participou das competições, você tem que saber que 2 horas antes da competição um procedimento de pesagem é sempre realizado, após o qual o atleta precisa comer, relaxar e sintonizar a sua performance. Claro que, dependendo da categoria de peso, e também se o atleta quer ganhar o perder o peso, a dieta vai variar, mas eu recomendaria ingerir um pouco de proteína (aves, peixes) e carboidratos leves (frutas, por exemplo). Deve ser lembrado que dos alimentos gordurosos ou fritos você não vai precisar, pois eles não ajudarão os  seus músculos nas competições.

    E é verdade sim que antes das apresentações o atleta pode ter uns surtos de excitação ou medo, especialmente  se ele for um iniciante. Isso é normal. Ser atleta é ser capaz de lidar com as suas emoções, para que elas não o controlem, mas você as controla.

Portanto, depois de se pesar, comer, antes da apresentação você não deve ficar inqueito no corredor de aquecimento, mas precisa se deitar, fechar os olhos e se acalmar - todas as emoções e energia serão necessárias logo logo, mas não agora por enquanto.

    Você precisa estar na sala de aquecimento no máximo 30 minutos antes do início da competição. Certifique-se de que a plataforma, as barras e o local para descanso estão em ordem. Além disso, antes do início da competição, você precisa ir para a plataforma e encontrar com os olhos um ponto neutro no final da sala, onde você poderá concentrar seu olhar durante a apresentação.

    10 minutos antes do início da apresentação dos atletas é necessário realizar um aquecimento geral sem barra, já que o corpo precisa de tempo para chegar à condição de trabalho.

    Há muitas opiniões sobre como se aquecer adequadamente em competições e eu não tenho intenção de convencer ninguém do meu ponto de vista. No entanto, eu vou lhe dizer como eu vejo tudo isso.

    O aquecimento no arranco e no arremesso não é o mesmo tanto no número das repetições, quanto na duração. O arranco é o primeiro exercício, então aqui é necessário fazer mais abordagens tanto com a barra quanto com o peso de até 60%. No arranco é importante se aquecer totalmente com a barra para realizar o movimento completo e aquecer bem no Agachamento de Arranco. Novamente, há muitos pontos de vista sobre como se aquecer, mas acho que a tarefa de aquecimento é aquecer o corpo, já as emoções devem ser mostradas na plataforma. Portanto, acredito que não é racional gastar sua força física e emocional nos pesos pequenos. Até 60% podem ser os levantamentos de até 3 vezes com várias repetições com o esforço mínimo. Depois de 60 e até 80% - 2 repetições e depois 1 repetição de cada vez. Cada atleta com seus treinadores determina qual será a última abordagem de aquecimento - 10 kg a menos ou apenas 2-3 kg. Na minha opinião, a última abordagem deve acontecer 3-5 minutos antes de ir para a plataforma para  dar tempo de se recuperar sem se esfriar.

    Independentemente se o desempenho foi bem-sucedido ou não, deve ser lembrado que ainda há um arremesso em seguida, por isso a importância de se desconectar completamente de tudo e de todos e deitar-se para descansar depois de um arranco.

    O aquecimento no arremesso é um pouco diferente devido ao fato de que o atleta já fez o arranco, portanto, um aquecimento geral completo não é necessário. Além disso, um passo no arremesso pode ser em 10 kg, e no caso de atletas de categorias de peso pesado em 15-20 kg.

    Também quero ressaltar que, devido as especificidades da luta competitiva, muitas vezes os atletas são obrigados a aguardarem sua apresentação por 10-15 minutos, e às vezes seguir as três repetições seguidas. Estou querendo dizer que essas situações precisam ser modeladas no processo de treinamento. O atleta deve estar pronto para qualquer coisa.

     Ainda na minha infância, quando eu estava começando a competir, o meu treinador me ensinou as seguintes regras:

    1a tentativa - para a equipe. O peso inicial deve estar entre 87-95% do peso máximo para que o atleta possa iniciar a apresentação num estado psicológico confortável e providenciar um "team offset".

    2a tentativa - para si mesmo: este é geralmente o melhor resultado ou um pouco menor que 97-100%.

    3a tentativa - PR: a competição é o lugar certo para registrar os recordes - pessoais, nacionais e mundiais.

    É preciso aprender a competir e essa habilidade só vem com experiência, principalmente negativa. Mas um bom desempenho é de 4-5 tentativas bem sucedidas, 6 - ideal e é isso que deve ser o nosso foco.

    Mais uma vez, observando as tentativas malsucedidas, observo por mim mesmo quantas tentativas os atletas perdem por causa de trivialidades e atitude descuidada em fazer exercícios em treinamento. Nos meus seminários, costumo dizer que o levantamento de peso é um esporte de hábitos, que deve ser praticado constantemente. Eu sei muito bem o quão pesada a barra pode ser, mas ficar no agachamento de arranco ou numa split position o tempo necessário para salvar uma tentativa são as pequenas coisas que os atletas e seus treinadores frequentemente esquecem, e, consequentemente, ganham medalhas.

    Para concluir, eu gostaria de resumir e compartilhar minha última observação sobre as competições. Analisando as tentativas malsucedidas de atletas de sexos e países diferentes, um detalhe pode ser notado: pouquíssimos atletas não levantam a barra por ela ser pesada demais, pelo contrário - muitas vezes ela é bastante leve, mas acaba caindo na plataforma, devido a erros técnico.

    Os erros mais comuns no arranco e 1o tempo de arremesso:

    - Deixar os ombros para trás ou balançar os ombros para trás no power position - a regra de ficar acima da barra não foi cancelada;

    - O esticamento incompleto no power position (eu acredito que este erro não ocorre por falta de força, e sim  por atleta não estar acostumado a calcular a amplitude de movimento com um grande peso até o final);

    - Ficar na ponta dos pés muito cedo (antes do início de power position);

    - Incapacidade de se equilibrar e permanecer num agachamento de arranco baixo;

    - Mãos apertadas;

    - Press out.

    Os erros mais comuns no split e 2o tempo de arremesso:

    - DIP curto;

    - DIP muito rápido;

    - Os joelhos vão para frente ou os ombros vão para trás;

    - drive curto ou para a frente;

    - braços tensos;

    - incapacidade de se equilibrar e permanecer na split position. De todos os itens mencionados acima, apenas uma conclusão pode ser tirada: força e potência no levantamento de peso são muito importantes, mas sem o nível adequado de treinamento técnico essas qualidades são absolutamente inúteis.

    Vamos lembrar que o esporte de levantamento de peso é composto de 2 exercícios competitivos - o arranco e o arremesso. E todo o processo de treinamento deve ser destinado a criar a forma individual de movimento, na soma com a qual a força será realizada no resultado competitivo, medalhas e recordes!

    TRAIN TOGETHER – TRAIN RIGHT!

     TREINE JUNTO–TREINE CERTO!


Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned