COMO ESCOLHER UM PROGRAMA DE TREINAMENTO?

COMO ESCOLHER UM PROGRAMA DE TREINAMENTO?

Language / Язык: ENG RUS PT 

    Quando eu mudei da equipe de juniores para a equipe adulta, meu treinador logo me disse: "Preciso voltar ao internato esportivo, porque aqui você está sozinho comigo enquanto há 40 atletas jovens e promissores me esperando por lá". Para mim aquilo foi um grande desafio, pois decidi a me treinar sozinho. Claro que eu poderia ter treinado seguindo o programa geral da equipe que, por sinal, era muito bom. Porém, naquela época eu já tinha a minha visão e compreensão próprios de como os programas de treinamento são elaborados, pois o meu treinador sempre explicava tudo para mim. Na época eu já tive uma ótima experiência de treinamento competitivo, lia bastante sobre a fisiologia e métodos de planejamento, sempre mantendo o interesse em experimentar e aprender algo novo.

    Devo confessar desde já que não cheguei a inventar um programa de treinamento ideal, mas ainda assim tive um certo sucesso, embora eu ainda esteja estudando e tentando entender mais profundamente quais abordagens e caminhos são ideais para atletas de níveis diferentes.

    Eu destacaria os seguintes critérios importantes na elaboração de programas de treinamento para atletas profissionais e amadores:


  • O objetivo. Estamos nos preparando para as competições, queremos nos divertir ou precisamos de levantamento de peso para complementar algum outro programa de treinamento - futebol americano, Crossfit, basquete, atletismo, etc.?
  • A duração do programa e sua ciclicidade (o treinamento dos halterofilistas profissionais para competições internacionais pode durar até 6 meses, e para atletas de nível nacional este prazo pode ser de 3 meses, sendo que às vezes temos somente 4-6 semanas disponíveis e mesmo assim damos conta);
  • o nível de preparação (iniciante, avançado ou profissional) afeta o volume e a intensidade de trabalho admissíveis, bem como a escolha de métodos de treino;
  • suas tarefas de treinamento podem ser completamente diferentes: preparar-se para a competição por completo, desenvolver a técnica e corrigir os erros num arranco e arremesso, realizar o seu potencial nos exercícios competitivos, desenvolver a força ou criar uma base para outros esportes no período entre as competições.

    Para obter respostas e entender melhor o que exatamente serve para você, veja com calma os  programas elaborados por mim no site. Todos eles estão descritos em detalhes e têm explicações. Existem programas cujo objetivo é lhe preparar para uma competição ou descobrir um novo resultado no arranco e arremesso, existem também programas para o desenvolvimento de força e dos músculos das costas e das pernas.

    Programas Length Strength e Deadlift Cycle resolvem as questões de treinamento de força e podem ser usados no ciclo anual de treinamento 2-3 meses antes das grandes competições, quando é necessário desenvolver a força, ou quando se muda para uma nova categoria de peso. Se o tempo permitir, eles podem ser executadas uma de cada vez, mas eu recomendaria primeiro executar o DEADLIFT CYCLE e só depois o LENGTH STRENGTH. Vale ressaltar que a ciclicidade de carga foi estabelecida nesses programas levando em consideração que eles foram feitos para os halterofilistas  com o objetivo principal concentrado num arranco e arremesso. Por conta disso, até esses ciclos de força contêm os exercícios especiais de halterofilismo que, na maioria dos casos, têm a função de aquecimento, porém também treinam a memória muscular e os principais elementos e fases do arranco e arremesso. Caso você queira ver o progresso, você pode fazer o exercício de controle no final ou deload / recovery week e começar a se preparar para as competições com a ajuda de programas individuais ou básicas.

    Você pode levar em consideração os fatores mencionados acima na hora de fazer a sua escolha, bem como o nível de suporte e controle que você gostaria de receber durante o processo de treinamento.

    Obviamente, as tarefas e as abordagens para iniciantes e atletas experientes são muito diferentes. É importante para um iniciante não exagerar nas suas expectativas e lembrar que a habilidade e o treinamento se desenvolvem ao longo dos anos e é preciso guardar o próprio ego,mantendo a paciência, e não esperar por um milagre.

    A tabela comparativa de ferramentas de treinamento pessoal fornece uma compreensão suficiente com que o atleta pode contar ao fazer a escolha e qual é o nível de apoio que ele receberá ao longo do processo. É importante saber o nível de suporte necessário para garantir que o processo de treinamento seja confortável, eficiente e eficaz.

    Por sua vez, ao elaborar programas individuais de treinamento, tento levar em conta todas as informações fornecidas pelo atleta, suas metas e objetivos, a fim de maximizar a carga e ajudá-lo a alcançar o resultado desejado. Para mim, o contato com o atleta, suas perguntas, feedback e análise de vídeos de controle é muito importante. Tudo isso afeta a correção e otimização do nível de dificuldade do programa.

    Programas básicos para homens e mulheres também são uma solução excelente, pois eles oferecem um envolvimento de longo prazo no processo de treinamento, têm uma estrutura consistente e lógica de elaboração de cargas, o que garante sua excelente portabilidade e ao mesmo tempo resolve os problemas de habilidade técnica, desenvolvimento da força explosiva, melhoria no desempenho geral e, como resultado, recordes novos.

    Os clientes que utilizam programas básicos podem aproveitar o vídeo análise como uma ótima ferramenta para monitorar sua atual preparação técnica. Não é nenhum segredo que é importante escutar as próprias sensações durante os exercícios e o treinamento de habilidades, mas uma visão especializada de fora sempre pode avaliar de maneira objetiva e crítica o estado das coisas, identificar erros e sugerir maneiras de resolvê-los, inclusive otimizando o programa de treinamento.

    Eu tenho certeza que qualquer halterofilista sonha em elevar o seu Dream PR e eu ficarei feliz em ajudá-los nisso !!


   TRAIN TOGETHER- TRAIN RIGHT!

   TREINE JUNTO – TREINE CERTO!


Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned