CINTO, JOELHEIRAS,PROTETORES DE PULSO, BANGANENS

CINTO, JOELHEIRAS,PROTETORES DE PULSO, BANGANENS

Language / Язык: ENG RUS PT

    Há muito tempo, quando eu estava apenas começando meu caminho no halterofilismo numa escola de esportes infantil, recebíamos sapatos de couro soviéticos e camisetas de lã vermelhas bem comuns. Não podiamos nem sonhar de equipamento de marca. E só caso você estivesse bem próximo ao nível da equipe de seleçao que você ¨herdar¨ algo usado dos seus companheiros mais velhos. Naquela época eu não sabia nada sobre joelheiras ou protetores de pulso de neopreno, eu os via apenas nas fotos dos campeonatos mundiais tanto que nós tínhamos somente um cinto para todo a academia, por isso não era fácil conseguir usá-lo, só para os agachamentos pesados mesmo.

    Todos têm noção de que a venda de equipamentos esportivos é um negócio, e isso é normal. Mas às vezes eu estou muito surpreso com os jovens atletas que acabaram de entrar na academia e já se parecem com uma múmia: todos vendados, com joelheiras, protetores de pulso, cinto ... só falta um capacete mesmo. Eu acho que os atletas nem sempre têm o desejo suficiente de entender para que todo esse equipamento serve.

    Vamos ver tudo com calma.

    O cinto sempre esteve presente no treinamento de força e especialmente no levantamento de peso, mas sabemos que, mesmo no nível das pesquisas científicas, há muita informação conflitante sobre a eficácia do cinto, tanto em termos de melhoria do resultado quanto em termos de melhoria da segurança de treinamento. Na minha opinião é que no nível de treinamento inicial (até 2 anos de treinamento), quando os fundamentos da tecnologia são colocados e o corsé musculoso do tronco é formado, o cinto não deve ser usado. Quando a carga já se assemelha ao processo de treinamento de um elevador de peso real, o cinto pode ser usado a partir de cargas de 80% ou mais.

    Eu pessoalmente terminei o meu relacionamento com o cinto num dos campeonatos mundiais, quando na hora de fazer o aquecimento percebi que tinha esquecido o cinto no hotel. Levei um tempão para me acalmar e convencer de que era possível fazer tudo sem um cinto mesmo, mas depois desse incidente tomei uma decisão de treinar e me apresentar sem o cinto. Os resultados aumentaram e as lesões não me incomodam.

    As joelheiras. No levantamento de peso apenas as joelheiras de tecido e de neopreno são utilizadas. Sua função é aquecer e manter o calor da articulação do joelho, e também criar uma leve compressão (os dados sobre o aumento da velocidade de recuperação por causa das roupas de compressão ainda são muito duvidosos e eu pessoalmente não senti nada disso). Mas eu gostaria de ressaltar mais uma vez que não são as joelheiras que lhe protegem e sim a técnica correta de movimento, um programa de treinamento ótimo e o bom senso.

    Protetores de pulso. Posso dizer o mesmo sobre eles: infelizmente, aqueles que não querem dobrar os cotovelos  rápido demais ao fazer um arremesso, não serão salvos dos entorses e das fraturas pelos protetores.

    Bandagens. No levantamento de peso, apenas as bandagens elásticas de tecido são usadas. Mesmo assim, não foi uma vez na minha vida que eu vi atletas competindo nas competições de halterofilismo com as bandagens dos powerlifters de borracha ...Eu adoraria sinceramente simpatizar com esses caras, mas, infelizmente, eles ainda não entenderam o que é de fato o levantamento de peso. Na minha prática esportiva, também usei bandagens elásticas de tecido, mas não porque me acrescentaram força, mas porque eu, como muitas pessoas, tive problemas com a técnica, e por muito tempo meu joelho estava dolorido. Era uma segurança extra para mim. Eu estou querendo dizer que caso você estiver com dor, preste atenção ao processo de treinamento e não use qualquer coisa só para usar. Dos pontos fracos das bandagens elásticas, eu posso mencionar o fato de que o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado caso você exagere nas bandagens. A perna ou o braço podem se tornar azuis,o que certamente não irá melhorar os seus resultados.

    Resumindo, eu quero repetir: nem as bandagens, nem os cintos farão um treino de qualidade por você.  Muito menos são as joelheiras ou os protetores de pulsos tornarão a sua técnica perfeita.

    Não se esqueça que o melhor e mais confiável equipamento é o seu corpo preparado e aquecido: músculos, articulações, ligamentos e, sem dúvida, uma mente fria que pode levá-lo à vitória!


Leave a comment

Get Free PDF with TOP 5 Weightlifting Mistakes and Ways to Fix Them

Please enter a valid e-mail

You are subscribed! Stay tuned